Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

18 de outubro de 2010

CEDCA/CE participa de Encontro Preparatório Nacional – Oficinas Pró-Copa

A troca de experiências e a discussão de propostas para intensificar as ações do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo marcaram o Encontro Preparatório Nacional – Oficinas Pró-Copa, realizado quarta (6) e quinta-feira (7), em Brasília. Promovido pelo Programa de Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo e Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), o evento reuniu 160 pessoas, entre autoridades governamentais, representantes do segmento de turismo e de organizações do terceiro setor, agentes multiplicadores, convidados internacionais e Conselhos Estaduais do Direito da Criança e do adolescente. O CEDCA/CE foi representado pela Conselheira Tábtha Santigo, da Fundação Pirata Marinheiros.
De acordo com o Ministério do Turismo e o CET/UnB, o encontro alcançou os seus três objetivos principais: oferecer direcionamentos para as campanhas de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, com vistas à Copa do Mundo de 2014; analisar a situação sobre possíveis vulnerabilidades que o Brasil possa enfrentar nas questões de violência contra as crianças e adolescentes durante o evento esportivo; e reunir diretrizes para a formulação de uma matriz de responsabilidade para a prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes nas 12 cidades-sede do Mundial e em João Pessoa e, ao mesmo tempo, mostrar a importância das oficinas pró-Copa, que começam a ser promovidas a partir de agora.
Durante os dois dias de encontro, os participantes estabeleceram as principais diretrizes para a fase Pró-Copa do projeto: firmar parcerias nas cidades-sede e em João Pessoa; integrar o trade turístico à rede de proteção de crianças e de adolescentes; articular contrapartidas entre os setores público e privado para que a cadeia produtiva do turismo se envolva ainda mais na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes; e promover e fortalecer ações em defesa da garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
“O encontro serviu para preparar as pessoas para as oficinas temáticas nas cidades-sede da Copa e em João Pessoa”, destacou a coordenadora-geral do Programa de Turismo Sustentável e Infância do Ministério do Turismo, Elizabeth Bahia. “Por isso, reunimos representantes do setor turismo e das áreas de esporte e direitos humanos para discutir e apresentar as ações de prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.”
A fase Pró-Copa, acrescentou, prevê também a formação de 390 agentes multiplicadores dos setores públicos e privado para atuar na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.
Entre outros participantes, o evento contou com a presença do presidente da Embratur, Mario Moyses; do secretário executivo da Secretaria de Direitos Humanos, Rogério Sottili; do assessor do Ministério do Esporte, Sérgio Velloso; da representante da Unicef no Brasil, Cassimira Benge; do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solnucci Jr.; e da coordenadora da ONG Jonnisburg Child Welfare, Caroline Bews, da África do Sul. Ela participou de um painel no qual falou sobre a experiência sul-africana na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo durante a Copa do Mundo de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário