Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

21 de setembro de 2010

Unicef participa da IX Reunião Ordinária do CEDCA/CE


A representante do Unicef, Ana Márcia, esteve presente na IX Reunião Ordinária do CEDCA/CE, realizada no dia 15 de setembro, para falar sobre a próxima edição do Selo Unicef e apresentar  Avaliação do Conselho Tutelar (CT) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) nos Municípios Inscritos do Ceará, referentes a edição 2006 e 2008. A cada edição aumenta o número de municípios inscritos e a importância do Selo Unicef para  o desenvolvimento local. Na edição de 2006 foram inscritos 153, em 2008 esse número diminuiu para 145 e na edição de 2010 subiu para 178 municípios inscritos. 

Durante a apresentação foi exposto um consolidado das respostas dos municípios inscritos no Selo em 2006 e 2008, e quais foram às diretrizes avaliadas nessas edições. Ana Márcia ressaltou que o propósito da análise é demonstrar um quadro indicativo dos conselhos e evidenciar seus esforços em ambas as edições e que não se pode entender o processo como uma pesquisa, pois os resultados são individuais de cada município. Ao ser questionada, por alguns conselheiros, se o Unicef acredita que esses dados traduzem a realidade dos Conselhos, Ana Márcia disse que o resultado não representa a exata situação dos conselhos, mas que é um indicativo de certos aspectos e de suas possíveis evoluções nas edições do Selo Unicef.

Após a apresentação dos resultados foi possível constatar uma melhora na situação dos Conselhos, o que não diminuiu a preocupação com a camuflagem dos dados. Por fim, Ana Márcia solicitou que todos os conselheiros avaliassem os resultados apresentados e encaminhassem sugestões e opiniões para a próxima edição.



0 comentários:

Postar um comentário