Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

17 de setembro de 2010

Pacto vai reunir instituições para enfrentar questão das drogas no CE

Instituições que trabalham no enfrentamento do problema da droga no Ceará são convidadas a integrar o Pacto pela Vida, iniciativa da Assembléia Legislativa, em parceria com o Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec), a Associação Cearense de Imprensa (ACI) e a Central Única das Favelas (Cufa). O Pacto prepara um catálogo com mapeamento que vai ajudar na criação de um “Plano de ações integradas frente às Drogas”.
 
Um levantamento está sendo feito para gerar o catálogo de quem atua nas áreas de “prevenção ao uso de drogas”, “tratamento de usuários”, “repressão ao tráfico” e “reinserção social”. Para isso, um grupo de jovens tem visitado, em Fortaleza, entidades que trabalham com a questão da drogas. A coordenadora técnica do Pacto, Juliana Sena, diz que entidades que ainda não foram contatadas, na capital ou interior, podem entrar em contato pelo e-mail pactopelavida.alce@gmail.com ou pelo telefone 3257 9978.

Juliana estima que existam cerca de 200 instituições, órgãos governamentais e não governamentais e entidades diversas que, de alguma forma, trabalham no Ceará para diminuir ou resolver o problema do uso de drogas. O catálogo com o mapeamento e dados sobre o funcionamento de cada um desses locais vai facilitar a integração de ações e o acesso do público alvo às informações sobre serviços oferecidos pelo estado ou por entidades da sociedade civil no que toca a problemática da droga.

A coordenadora ressalta que o Pacto não tem caráter executivo, mas com o levantamento será possível conhecer a realidade do problema das drogas no Ceará e propor o “Plano de ações integradas frente às Drogas”, a ser pactuado pelos diversos segmentos da sociedade ligados ao problema.
 
Quem tem um caso de drogadição na família sabe que uma das maiores necessidades no Ceará é local para tratamento do usuário de drogas. Mas o aspecto da saúde é apenas um dos pontos no complexo tecido que envolve a questão. Juliana ressalta que é preciso integrar saúde à educação, esporte, cultura, geração de renda e outros mecanismos que fortaleçam o indivíduo, fazendo com que ele se afaste das drogas.
 
Para a coordenadora, a mobilização da sociedade é fundamental no processo de construção coletiva desse plano de enfrentamento das drogas.

Mais informações: Juliana Sena, Coordenadora do Pacto pela Vida – (fones: 3257 9978 e 3277 3743).
Fonte: Agência da Boa Notícia, publicada em 13/09/2010.
 
 

0 comentários:

Postar um comentário