Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

18 de maio de 2011

CEDCA presta contas de suas atividades do Biênio 2009/2010

Foto: Agência de Noticias
da Assembleia Legislativa
O Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Ceará – CEDCA apresentou, na tarde desta terça-feira (17/05), um balanço das atividades do conselho no biênio 2009/2010. A exposição foi promovida pela Comissão de Infância e Adolescência da Assembleia Legislativa, atendendo à solicitação da deputada Bethrose (PRP).
A presidente do Conselho Ana Maria Bandeira, informou que, nesses dois anos, o principal foco do Conselho foi a implantação da Escola de Conselhos Tutelares no Estado, cujo principal objetivo é a capacitação continuada dos conselheiros tutelares e de direito.  O Ceará era um dos poucos estados brasileiros que ainda não tinha sua Escola de Conselhos.
Outro ponto que ganhou destaque, pela presidente, foi a capacitação realizada no interior do Estado do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia), uma ferramenta tecnológica criada para inserir os dados de todos os atendimentos realizados pelos conselhos tutelares nos municípios brasileiros.
O vice-presidente do Cedca, Armando Bandeira destacou a realização das conferências com um número recorde de participantes, principalmente dos adolescentes, e lembrou a ausência total do Poder Judiciário. Armando ressaltou ainda as reuniões mensais e a participação em eventos, demonstrando que o CEDCA esteve reunido pelo menos uma vez por mês nos últimos dois anos.
A apresentação contou ainda com a participação do secretário-adjunto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Paulo Neiva, que reforçou o apoio da SDTS ao Conselho e colocou a Secretária a disposição para o Biênio 2011-2012; da presidente da Comissão de Políticas Básicas e Especiais, Mônica Silan, que ressaltou importância da participação dos adolescentes nas conferências e em outros eventos realizados no Estado e em Brasília; e da Secretária Executiva do Cedca-CE, Conceição Nunes, que apresentou em números todo o trabalho realizado pelas Comissões e pelo Conselho.
Por fim, foi anunciado que todos os dados divulgados na audiência serão condensados em uma publicação que será disponibilizada a sociedade, ainda sem data de distribuição. Enquanto isso ,todas as informações estão disponíveis na Secretária Executiva do CECDA-CE, qualquer  dúvida é só ligar 3101-1564.

0 comentários:

Postar um comentário