Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

9 de agosto de 2011

Projeto +18

O que é o projeto?

O projeto “+ 18” é uma realização do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC) em parceria com o Fórum de Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O intuito é que o dia “18 de Maio” seja expandido.
O IJC e o Fórum de Enfrentamento entendem que as ações de combate a exploração sexual devam ser mais permanentes e não tão episódicas. Essa é uma ação para dar visibilidade à questão por todo o ano. É um projeto que incentiva o protagonismo juvenil promovendo o combate à violência sexual contra nossas Crianças e Adolescentes.
O projeto propõe oficinas, seminários, atividades em grupos de convivência para combater esse fenômeno social classificado como um problema de saúde publica que perpassa por todas as camadas sociais.
O “+ 18” é mais uma forma que o IJC e o Fórum de Cearense de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes encontraram de mostrar para o mundo que a juventude pode sim transformar a realidade!

Qual é o objetivo?

Levantando a bandeira do combate à violência sexual contra Crianças e Adolescentes, estamos junto às/aos adolescentes e jovens, contribuindo na sensibilização da sociedade para essa temática. Com nossas Crianças e Adolescentes protegidas hoje, teremos amanhã uma juventude saudável para usufruir de todos os seus direitos como cidadã.
O maior objetivo é que os/as adolescentes e jovens envolvidos sejam multiplicadores de ações de enfrentamento, fortalecendo o Eixo de Protagonismo Juvenil no Fórum.

Como é a metodologia?

O “+ 18” vai acontecer em três momentos, o primeiro são as FORMAÇÕES, onde serão trabalhadas, em três finais de semana/encontros de convivência, temáticas ligadas aos Direitos Humanos. Nesta etapa o objetivo é garantir que os adolescentes e jovens adquiram propriedade para discussão da temática.
Em seguida vem a CAMPANHA, que pretende de forma inovadora construir um material permanente sobre a temática para garantirmos o debate social durante todo o ano. O intuito é que todo o material seja construído coletivamente entre os/as jovens participantes do projeto durante as atividades.
Para finalizar o “+ 18”, será realizado um SEMINÁRIO para discutir com profissionais da Rede de Proteção a Infância e Adolescência e jovens protagonistas o fenômeno da violência sexual e traçar estratégias metodológicas de enfrentamento.

Cronograma

Curso +18      

Módulo I – Modo de VerData: 02,03,04 de Setembro
  • Ciclo de história de vida dos jovens
  • IJC e o Movimento de juventude
  • Compreendendo o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
  • Fatores de vulnerabilidade da violência sexual
  
Módulo II – Modo de SentirData: 30 de Setembro e 01,02 de Outubro
  • Direitos Humanos / Direitos sexuais e reprodutivos
  • Violação de Direitos sexuais
  • Produção do plano de ação para o enfrentamento da violência sexual
  • Planejamento do Seminário +18

Módulo III – Modo de Interagir - Data: 04, 05, 06 de novembro
  • Intercâmbio de experiências
  • Participação juvenil
  • Redes e Planos de Enfrentamento à Violência Sexual
  • Fortalecendo o Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual
  • Planejamento do Seminário +18

Seminário +18

  • Data: 25 de novembro

Quem pode participar?
Serão 30 participantes, de 15 a 25 anos, residentes em Fortaleza serão escolhidos a partir de um formulário de inscrição disponível no blog do “+ 18” (www.ijcmais18.blogspot.com).

As inscrições serão até dia 22 de agosto. No formulário serão levados em conta os trabalhos que os/as adolescentes e jovens desenvolvem em instituições ou grupos sociais. Após o termino das atividades, os/as participantes receberão certificação com 68h/aula de trabalhos desenvolvidos.

0 comentários:

Postar um comentário