Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

14 de dezembro de 2011

Projeto visa à ressocialização

O Centro Socioeducativo do Passaré recebeu, na manhã de ontem, o lançamento oficial do projeto " Um Novo Olhar", um programa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que tem como objetivo reunir num mesmo ambiente cultural, esporte, religião e capacidade profissional.

De acordo com o coordenador do projeto, Michel Linz, a ideia é trazer inovação e grandes mudanças para o centro educativo, mostrando algo que mude o olhar não apenas dos internos, mas também dos profissionais envolvidos e da sociedade."Este é um programa pioneiro em todo o país", afirma.

A partir do " Um Novo Olhar", a unidade está recebendo oficinas de capacitação profissional, aulas de teatro, hip hop, discotecagem, aerografia, capoeira, música, e atividades esportivas como futsal e basquete. 

Além dos cursos ofertados, a unidade conta ainda com uma biblioteca viva, um espaço multiuso, onde os jovens aprendem a fazer teatro de fantoches e uma estação de rádio onde é apresentado o programa " Café com Deus", desenvolvendo também a religião nos menores.

De acordo com o Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, " Um Novo Olhar" é capaz de promover a ressocialização e a recupareção dos internos, fazendo com que os garotos tenham uma nova visão do mundo."Eles serão capazes de dar a sua contribuição para a sociedade", ressalta.

A Promotora da 5° Promotoria da Infância e Juventude das Medidas Socioeducativas, Fátima Valente, avalia de forma positiva o trabalho realizado. Segundo ela, o programa é bem específico por trabalhar a parte social e artística dos meninos." Ele faz o adolescente se sentir útil, importante na sociedade, é um novo olhar para estes jovens", comenta.

Existem, atualmente, 14 centro socioeducativos espalhados pelo Ceará. Segundo Evandro Leitão, o primeiro a receber o programa foi o Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider ( Cecal), onde já é possivel encontrar um ambiente mais saudável. Ainda de acordo com ele, o objetivo é implantar o projeto em todas as unidades até o final do Governo Cid Gomes.

Fonte: Diario do Nordeste
 

0 comentários:

Postar um comentário